França, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Grécia, Suíça,

 


O encantador Pártenon de Atenas


O Pártenon fica localizado em Atenas, na Grécia, e é o nome de um templo erguido no sítio da Acrópole de Atenas, uma montanha localizada no centro da cidade que é composta pelas ruínas de diversos monumentos e templos, sendo o Pártenon uma das principais e mais conhecidas dela. Esse é um passeio obrigatório para quem vai à Atenas, e você com certeza vai se maravilhar com ele. Pártenon, em grego, significa "quarto da mulher solteira", ou da virgem, e o objetivo da construção desse edifício foi prestar uma homenagem à deusa Atena. 


Partenon em Atenas | Grécia



Arquitetura do Pártenon

Construído entre 447 e 432 antes de Cristo, o Pártenon é de autoria dos arquitetos Ictinus e Calícrates, que se basearam nos preceitos da arquitetura dórica (sendo que é considerado o máximo representante desse estilo), o que é perceptível pelas suas colunas, mas também tem algumas características jônicas. De acordo com estudos realizados, o templo de mármore branco era originalmente pintado de maneira chamativa, nas cores vermelho, azul e ouro. Hoje em dia, por conta da ação do tempo, apenas o "branco" predomina. Todas as linhas aparentemente retas do Pártenon são, na verdade, ligeiramente curvas para compensar a tendência dos olhos em ver as colunas do meio mais finas do que são na verdade. A solução encontrada foi arquear cada uma delas, além disso, elas também foram ligeiramente inclinadas para dentro.



Partenon-Atenas-Grecia



Decoração do Pártenon

Dizem que no Pártenon havia uma sala de adoração, que possuía uma imagem, feita por Fídias, de aproximadamente 10 metros de Atena feita de madeira, com acabamento de marfim e ouro, decorada com braceletes, enfeites e outros elementos decorativos. No templo, que na verdade não era utilizado para o culto da deusa, também existem cenas esculpidas em baixo relevo na própria estrutura. Elas mostram diversos temas, como a luta dos Centauros contra os Lápitas, a luta dos gregos contra as Amazonas, o saque de Troia, a luta dos deuses contra os gigantes, a procissão panatenaica do Portão Dipilônico, o nascimento de Atena e a batalha dela contra Poseidon.


Partenon-Atenas-Grecia



Visitação

Como dissemos anteriormente, esse é um passeio obrigatório para quem for viajar para Atenas. Prepare os pés e a máquina fotográfica, pois o passeio é tão interessante que chega a durar quase 1h. Não esqueça, se for no verão, de levar bastante e água e protetor solar. Como o Pártenon fica dentro do sítio arqueológico da Acrópole (para mais detalhes da sua visitação, clique aqui), enquanto estiver por lá também vale a pena visitar outros templos e monumentos, como o Templo Erecteion.

Partenon-Atenas-Grecia

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço. 

Dicas para economizar muito na sua viagem à Europa


Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.


Ingressos das atrações de Atenas mais baratos

Uma ótima dica para economizar com os passeios e atrações que são pagas é comprar antes pela Internet, que é sempre mais barato e você economiza tempo fugindo daquelas filas gigantes nas bilheterias de cada atração. Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para todos os principais pontos turísticos e passeios das principais cidades europeias. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo sem pegar filas. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

Veja outras matérias legais sobre a Grécia e Atenas:

Tudo sobre o aluguel de carro na Grécia e dicas para economizar
Praias mais bonitas da Grécia



 
Top