França, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Grécia, Suíça,

 


Saiba como é o clima da Turquia


Entenda como funciona o clima da Turquia e das principais cidades de lá. Essa é uma informação imprescindível para quem deseja viajar para o país, para poder organizar as roupas da mala, seu roteiro de viagem, os passeios e outras partes importantes do seu planejamento. Vamos falar um pouco de como é a temperatura nas principais cidades turísticas da Turquia. Confira a seguir como é o clima da Turquia. 

Clima e temperatura da Turquia

Como é o clima da Turquia?

O clima da Turquia é extremamente variado, principalmente pela extensão do  país. A temperatura é diferente dependendo da área e da região. Na parte mais litorânea da Turquia, por exemplo, pegando toda a costa do Mar Mediterrâneo e o Egeu, há chuvas moderadas e o que predomina mais é o clima mediterrâneo e temperado. O verão é quente e úmido e o inverno é frio e chuvoso. Ao ir para o centro do país, o clima fica mais seco e desértico com dias marcados pelo calor e as noites pelo frio. Tendo uma grande quantidade de montanhas, em todo o país costuma ventar bastante. A primavera da Turquia ocorre entre os meses de março, abril e maio. Nos meses de junho, julho e agosto ocorre o verão seguido pelo outono nos meses de setembro, outubro e novembro. O Inverno é a estação que acompanha os turcos na virada do ano, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Como é o clima da Turquia?

Uma dica é que para conhecer bem a Turquia e fazer uma viagem completa, é legal alugar um carro. A Turquia é cheia de cidades incríveis e lugares turísticos mais afastados, e com um carro você pode fazer a tão famosa viagem pela Capadócia e ir para várias cidadezinhas encantadoras. O aluguel de carro na Turquia é bem mais barato que em outros lugares da Europa e vale muito a pena. Se quiser, veja nossa matéria que fala tudo sobre o aluguel de carro na Turquia, com excelentes dicas para alugar um ótimo carro por um preço incrível, e usando comparadores de preços que garantem o melhor preço. Você vai aproveitar muito mais a sua viagem. 

Clima de Istambul na Turquia 


Em Istambul, uma das cidades preferidas dos turistas na Turquia, prevalece o clima temperado. A cidade é mais úmida, principalmente por ser banhada pelo Mar Negro e o Mar de Mármara. O inverno é úmido, frio e com possível queda de neve, mas por pouco tempo, normalmente neva por cerca de 20 dias ao longo dos três meses mais frios do ao. De novembro a fevereiro é a época que chove mais e a temperatura costuma variar entre 9 e 3 graus celsius. No verão, o calor é intenso com máximas que chegam aos 30 graus celsius.


Clima de Istambul

Clima da Capadócia na Turquia 

Na Capadócia, os invernos são secos e frios, principalmente pela cidade estar bem acima do nível do mar, e há chances de nevar durante até 120 dias. Por estar localizada na região da Anatólia central, a Capadócia apresenta grandes amplitudes térmicas, com verões muito quentes e invernos muito rigorosos. As temperaturas médias no verão são de 24 graus celsius, enquanto que no inverno a média é de temperaturas negativas. Na maior parte do ano as chuvas são bem escassas, e por ali é onde os invernos são mais longos. 

Clima da Capadócia









Clima da Ancara na Turquia 


Na capital Ancara, o clima é marcado por invernos muito frios, com bastante neve, e verões bem secos e quentes. O outono e a primavera são as épocas de maior volume de chuva em Ancara, que é uma cidade de clima continental semiárido, uma das regiões mais secas de toda a Turquia. A temperatura máxima no verão chega a 28 graus celsius e a mínima no inverno pode atingir até 6 graus celsius negativos. 


Clima e temperatura de Ancara








Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço. 

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Turquia

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.

Ingressos das atrações da Turquia mais baratos 


Uma ótima dica para economizar com os passeios e atrações da Turquia e de toda a Europa, que são pagas, é comprar antes pela Internet, que é sempre mais barato e você economiza tempo fugindo daquelas filas gigantes nas bilheterias de cada atração. Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para todos os principais pontos turísticos e passeios das principais cidades europeias. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo sem pegar filas. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

Veja outras matérias legais da Turquia e Istambul:


 
Top