Istambul

O que fazer em Istambul | Turquia

Descubra o que fazer em Istambul. Uma das principais cidades da Turquia, Istambul possui excelentes pontos turísticos, muitos deles conhecidos mundialmente.  A cidade, que fica em dois continentes ao mesmo tempo, tem lugares imperdíveis que mostram a história e a cultura da Turquia. Confira o que fazer e quais são os pontos turísticos que farão sua viagem a Istambul inesquecível e que representam a cidade que encanta o mundo.

O que fazer em Istambul

Cisterna da Basílica em Istambul na Turquia

Criada para prover água para a cidade, a Cisterna da Basílica é um excelente local para ir em Istambul, na Turquia. Sua arquitetura é incrível, ela possui mais de 300 colunas dispostas por quase 10 mil metros quadrados, construídas no século 6 pelo Imperador Justiniano. Duas colunas que chama mais atenção ficam no fundo, à esquerda. Diferente das outras, elas são sustentadas por cabeças de Medusas, uma de ponta cabeça e outra de lado. O porquê que elas são usadas ou foram colocadas desta maneira é desconhecido. Alguns afirmam que as cabeças foram reutilizadas de uma construção do Império Romano, outros que elas servem para expulsar os espíritos maus e os monstros subterrâneos. O lugar onde elas estão acabou se tornou uma “fonte dos desejos” e é repleto de moedas.

Cisterna da Basílica em Istambul

A cisterna é tão encantadora e misteriosa que já virou cenário de dois filmes, “Inferno” (2016) com Tom Hanks e o filme de James Bond, “Da Rússia, com Amor” (1963). Por estar abaixo do nível da cidade, a temperatura da Cisterna é bem fria. Existem passarelas para poder explorar o local sem se molhar, a entrada fica perto da Basílica Santa Sofia e é paga.

Interior da Basílica em Istambul

Basílica Santa Sofia em Istambul na Turquia

Construída para ser a catedral de Constantinopla, a Basílica Santa Sofia foi a maior do mundo por muitos anos, hoje é a quarta maior. O nome original, Hagia Sophia, causa divergências, pois pode ser traduzida também como “Sagrada Sabedoria”. Construída também a mando do Imperador Justiniano, alguns dizem que quando a igreja estava pronta o imperador bradou: “Salomão, eu te superei”, fazendo referência ao templo de Jerusalém.

Basílica Santa Sofia em Istambul

A arquitetura, que já existe há 1500 anos, sobreviveu depois de algumas reformas. Hoje como museu, o lugar mescla religiões, sendo que o espaço já foi uma igreja e foi transformada em mesquita. É possível reparar em imagens de santos e mensagens em árabe que indicam a direção da Meca. A Basílica fica perto da Mesquita Azul e a entrada é paga.

Interior da Basílica Santa Sofia em Istambul

Mesquita Azul em Istambul na Turquia

Considerada uma das obras primas e símbolo para a religião Muçulmana, a Maior Mesquita da Turquia já sobrevive há 400 anos. Também chamada de Mesquita de Sultanahmet, o nome Mesquita Azul é dado por causa da cor azul viva dos 20 mil azulejos que revestem o interior do templo. Com seis grandes torres, o templo chama atenção de várias partes da cidade. Em seu interior, 260 janelas iluminam o ambiente com a luz do Sol. A entrada pode ser feita todos os dias, de graça, mas são necessários alguns cuidados: mulheres devem cobrir ombros, cabeça e pernas, não é permitida a entrada usando saias, bermudas e nem sapatos. Como o local ainda é uma Mesquita, é permitida apenas entrada em algumas partes, e não é permitida nos horários de orações ou nas áreas reservadas para fiéis.

Mesquita Azul em Istambul

Grand Bazaar em Istambul na Turquia

O ato de negociar está intrínseco na cultura dos turcos, por isso ir ao Grand Bazaar é uma ótima opção de compras em Istambul.  No coração da cidade velha, este local é um dos mais tradicionais e antigos mercados cobertos do mundo. A norma é pechinchar para conseguir comprar as lembrancinhas em uma das mais de 5 mil lojas que vendem tudo que é possível imaginar. Desde bijuterias, joias, tapetes, cerâmicas tapeçarias e uma infinidade de objetos locais. Localizado a 15 minutos de distância da Mesquita Azul, o Kapalıçarşı ou Grande Bazaar foi construído em 1461 e continuou crescendo até hoje. Alguns comerciantes aceitam cartões de crédito, mas lá também é possível encontrar lojas de cambio. Aos domingos o mercado é fechado.

Grand Bazaar em Istambul

Museu de Arte Moderna de Istambul na Turquia

Localizado nas margens do rio Bósforo, não há melhor lugar para conhecer a arte moderna de Istambul do que no Museu de lá. Criado em 2004, além de um espaço com exposições itinerantes também é possível ver o acervo permanente com artistas turcos e estrangeiros. As obras do acervo do Museu de arte Moderna de Istambul na Turquia vão de pinturas a esculturas, dispostas em ordem cronológica para que seja possível apreciar o desenvolvimento temporal das artes de Istambul. O contraste da modernidade com a histórica cidade é mais perceptível no terraço do museu onde há um café. O museu não abre as segundas-feiras e fecha mais tarde nas quintas-feiras. A entrada para a visita é paga.

Museu de Arte Moderna de Istambul

Museus Arqueológicos de Istambul na Turquia

Um complexo de três museus em um é um dos melhores lugares para ir em Istambul na Turquia. Ali estão o Museu Arqueológico, o Museu do Quiosque Esmaltado e o Museu de Antigo Oriente. Além da arquitetura, as peças, algumas com mais de 5 mil anos de existência, também impressionam. No Museu Arqueológico é possível encontrar tumbas, tesouros antigos e uma biblioteca com 70 mil livros. O Quiosque Esmaltado ou Quiosque dos Azulejos, conhecido pelos azulejos esmaltados em uma parte do museu, tem obras de artistas turcos em geral. Já o Museu do Antigo Oriente tem artes da Arábia, Egito Mesopotâmia. O complexo fica fechado de segunda-feira e a entrada é paga.

Museus Arqueológicos de Istambul

Ponte de Gálata em Istambul na Turquia

Por cima do rio Golden Horn, a Ponte Gálata une a cidade nova e a velha em Istambul na Turquia. Sem grandes arquiteturas, a beleza da ponte está na tranquilidade. É uma ótima opção para o fim do dia, pois no segundo andar da ponte existem bares e cafés onde é possível apreciar uma boa bebida vendo os barcos passarem, além de ver Sol se pondo por trás das mesquitas. De noite os restaurantes se transformam em pista de dança e ficam bem animados. A ponte foi construída em 1992 para substituir uma velha que era feita de ferro, do início século passado.

Ponte Gálata em Istambul

Palácio Dolmabahçe em Istambul na Turquia

No lado europeu da cidade, o Palácio Dolmabahçe apresenta números que impressionam muito os turistas. São 285 quartos e 43 salas, a área que o palácio cobre é de 250 mil metros quadrados e demorou cerca de doze anos de construção, ficando pronto em 1853.

Palácio Dolmabahçe em Istambul

O Palácio, que fica ao lado do estreito de Bósforo, surpreende pela beleza e impressiona pelos detalhes. Em sua imponente arquitetura foram usados 14 toneladas de ouro apenas para fazer o teto do palácio. O primeiro presidente da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk, que também foi o fundador da República Turca, morou um tempo no palácio e morreu no dia 10 de novembro de 1938, exatamente às 9h05, desde então, todos os relógios do palácio foram parados neste mesmo horário. O lugar é uma ótima opção de o que fazer em Istambul, mas não funciona as segundas-feiras e as quintas-feiras. Você pode comprar um ingresso para o Palácio e outro para o Harém, comprando o combo o valor saí mais barato. É necessário chegar cedo, pois existe um número limitado de visitas por dia.

Interior do Palácio Dolmabahçe em Istambul

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para Turquia ou qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Istambul

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.

Ingressos das atrações de Istambul mais baratos

Uma ótima dica para economizar com os passeios e atrações de Istambul, da Turquia e de toda a Europa, que são pagas, é comprar antes pela Internet, que é sempre mais barato e você economiza tempo fugindo daquelas filas gigantes nas bilheterias de cada atração. Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para todos os principais pontos turísticos e passeios das principais cidades europeias. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo sem pegar filas. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

Veja outras matérias legais da Turquia e Istambul:

Dicas e tudo para alugar um carro em Istambul economizando muito
O que fazer em Istambul
Onde ficar em Istambul: Melhores regiões
5 cidades turísticas na Turquia
Pontos turísticos em Istambul
Mesquita Azul em Istambul

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *