Istambul

Pontos Turísticos de Istambul | Turquia

Conheça quais são os principais pontos turísticos de Istambul. Essa é uma informação importante para poder montar o seu roteiro de viagem ou saber quais são os melhores lugares para se conhecer quando estiver por lá. É essencial para quem quer se programar com antecedência e entender um pouco mais sobre o motivo que alguns lugares são de grande destaque e imperdíveis para quem quer conhecer Istambul. Veja mais detalhes sobre os principais pontos turísticos de Istambul na Turquia.

Pontos Turísticos de Istambul

Torre Gálata em Istambul na Turquia

Construída em 1348, a Torre Gálata oferece, no alto dos seus nove andares uma maravilhosa vista de toda a cidade velha. A torre fazia parte da parede que protegia a colônia de Gálata. Depois, pela boa visibilidade de Istambul que a torre proporciona, o local serviu para ser vigia de incêndios até 1960. Hoje, existe um café no topo da “Christea Turris”, Torre de Cristo, como também é chamada, e uma loja de souvenirs lá dentro. Esse ponto turístico é um ótimo lugar para tirar fotos da cidade e poder ver toda a maravilha que é Istambul.

Torre Gálata em Istambul

Praça do Hipódromo em Istambul na Turquia

O lugar onde ocorriam as antigas corridas de bigas e de cavalos no século 3 hoje é uma praça, conhecida como Praça do Hipódromo em Istambul. Localizado em frente à Santa Sofia, o Hipódromo já foi centro cultural e de convivência de pessoas, sendo um dos maiores locais de entretenimento da época, com capacidade para até 100 mil espectadores. Hoje, a praça conta apenas com um traçado do que um dia foi a pista de corrida. Existe também a Coluna de Constantino, que foi erguida para comemorar a nova capital do Império Romano, no século 4. O Obelisco de Teodósio, que pertencia ao Faraó Tutmés 3, foi levado no final do século 4 do Egito para Istambul e também fica a mostra para as pessoas que passam na praçae. Quem caminha por lá observa três monumentos de períodos diferentes da história da antiga Istambul, quando ainda chamada de Constantinopla.

Praça do Hipódromo em Istambul

Palácio de Topkapi em Istambul na Turquia

Parecendo uma verdadeira uma cidade dentro de Istambul, o Palácio de Topkapi cobre 700 mil metros quadrados e tem quatro principais pátios. Na época em que foi construído, o lado que dava para o mar era protegido por um muro de 2 quilômetros. O lugar foi construído pelo Sultão Mahmet II, em 1467, logo depois da conquista de Constantinopla. O nome Topkapi significa “porta do canhão”. Alguns dizem que quem estava na cidade e ouviu o barulho dos canhões imaginava que o fim do mundo estava acontecendo, de tanta potência das balas disparadas.

Palácio de Topkapi em Istambul

O Palácio se divide em duas áreas, o Haren, onde Mohmet II morava e a área administrativa onde existiam cerca de 4 mil criados e soldados sempre circulando. Para recepcionar os visitantes, existe o Portão da Saudação que fica entre duas grandes torres. Hoje, o lugar é um museu e é possível ver e conhecer os quartos, salas, bibliotecas e jardins. O palácio também guarda objetos históricos como joias e cerâmicas que são de grande importância para a dinastia dos Otomanos.

Portão da Saudação do Palácio de Topkapi

Parque Gülhane em Istambul na Turquia

Localizado ao lado do Palácio de Topkapi, o parque já foi considerado um “pátio externo” do museu. O nome, que significa “Casa das rosas”, indica como o parque é repleto de flores e é um ótimo passeio para dar uma pausa depois de um dia de visitas corrido. Há no parque um jardim de chá e uma cafeteria, quem passa por lá não pode deixar de experimentar o Pão Simit, que é vendido em barrinhas nas barracas que ficam em volta do parque. No verão, o lugar é tomado por moradores que querem aproveitar o clima quente para caminhar e fazer piqueniques em meio às plantas, flores e árvores. Algumas árvores do parque foram plantadas no século 19. O parque Gülhane ainda oferece uma vista para o Mar de Mármara e o Estreito de Bósforo o que torna o clima muito mais agradável e a vista muito mais bela.

Parque Gülhane em Istambul

Basílica Santa Sofia em Istambul na Turquia

Construída para ser a catedral de Constantinopla, a Basílica Santa Sofia em Istambul na Turquia foi a maior do mundo por muitos anos, hoje é a quarta maior. Existe mais de uma tradução para o nome original “Hagia Sophia”, que também pode significar “Sagrada Sabedoria”. A arquitetura do local, que sobrevive há 1500 anos, conseguir se manter mesmo depois de algumas reformas. Hoje o lugar é um museu que mescla as religiões cristã e muçulmana e mostra a cultura de Istambul. É possível reparar em imagens de santas e mensagens em árabe que indicam a direção a Meca.

Basílica Santa Sofia em Istambul

Mesquita Azul em Istambul na Turquia

Considerada uma das obras primas e símbolos para a religião Muçulmana, a Maior Mesquita da Turquia, que está localizada perto da Basílica Santa Sofia, está lá há 400 anos. O nome Mesquita Azul é dado por causa da cor azul viva dos 20 mil azulejos que revestem no interior do templo. Com seis grandes minaretes, ou torres, o ponto turístico chama atenção principalmente porque nenhuma basílica até então tinha mais torres do que a Meca.

Mesquita Azul em Istambul

O número de torres é o que indica a importância que a mesquita tem, e por tentar ser maior e melhor que a Santa Sofia, o arquiteto construiu o mesmo número de minaretes que existia na Meca. Como a Meca é a mesquita mais importante para os Muçulmanos, o arquiteto teve que construir a sétima torre para a Meca. Há quem diga que foi um erro de comunicação, que o Sultão queria torres de ouro, que é um turco é altin, e não seis torres, que em turco são alti. Mesmo com o “erro”, não dá para negar que a Mesquita é maravilhosa.

Interior da Mesquita Azul em Istambul

Cisterna da Basílica em Istambul na Turquia

Construída pelo Imperador Justiniano no século 6, a Cisterna da Basílica em Istambul na Turquia se tornou um ponto turístico pela sua beleza e arquitetura, que um dia serviram para distribuir água pela cidade de Istambul. O lugar é tão encantador e misterioso que já virou cenário de dois filmes, “Inferno” (2016) com Tom Hanks e o filme de James Bond, “Da Rússia, com Amor” (1963).

Cisterna da Basílica em Istambul

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para Turquia ou qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Turquia

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.

Pontos Turísticos em Istambul

Ingressos das atrações da Turquia mais baratos

Uma ótima dica para economizar com os passeios e atrações da Turquia e de toda a Europa, que são pagas, é comprar antes pela Internet, que é sempre mais barato e você economiza tempo fugindo daquelas filas gigantes nas bilheterias de cada atração. Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para todos os principais pontos turísticos e passeios das principais cidades europeias. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo sem pegar filas. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

Veja outras matérias legais da Turquia e Istambul:

Dicas e tudo para alugar um carro em Istambul economizando muito
O que fazer em Istambul
Onde ficar em Istambul: Melhores regiões
Como usar o celular à vontade na Turquia e Europa
5 cidades turísticas na Turquia
Pontos turísticos em Istambul
Mesquita Azul em Istambul

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *