França, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Grécia, Suíça,

 


Cisterna da Basílica em Istambul

Bem perto da Mesquita Azul e da Basílica Hagia Sofia fica a Cisterna da Basílica em Istambul. Ela é uma construção no subsolo de Istambul que foi feita para prover água para cidade e hoje virou ponto turístico por ter uma arquitetura diferente, muito bonita e conservada. Descubra a história da Cisterna da Basílica e mais dicas sobre a visitação.

Cisterna da Basílica em Istambul

Detalhes sobre a Cisterna da Basílica em Istambul 

Construída em 532 por 7 mil escravos a mando do Justiniano I, a Cisterna da Basílica foi feita com a intenção de fornecer água para a antiga população da cidade que estava crescendo. Por muito tempo a Cisterna ficou desconhecida pelos moradores de Istambul, até que em 1545 um francês chamado Petrus Gyllius percebeu que moradores da cidade conseguiam água no subsolo de suas casas e redescobriu a Cisterna da Basílica.

Cisterna da Basílica em Istambul

Arquitetura da Cisterna da Basílica em Istambul

Por ficar todo esse tempo “escondida”, a cisterna da Basílica em Istambul está praticamente intacta e muito conservada. Ela é bem úmida e escura e o visitante se desloca entre plataformas construídas para poder apreciar a beleza do lugar. São 336 colunas que sustentam um espaço de 10 mil metros quadrados, o espaço pode armazenar até 30 milhões de litros de água.

Colunas da Cisterna da Basílica em Istambul

Cabeças de Medusa na Cisterna da Basília em Istambul

De todas as colunas, duas chamam mais atenção dos visitantes da Cisterna da Basílica. Elas ficam no fundo, à esquerda. Diferente das outras, elas são sustentadas por cabeças de Medusas, uma de ponta cabeça e outra de lado. O porquê que elas são usadas ou foram colocadas desta maneira é desconhecido. Alguns afirmam que as cabeças foram reutilizadas de uma construção do Império Romano, outros que elas servem para expulsar os espíritos maus e os monstros subterrâneos. O lugar onde as cabeças estão acabou se tornou uma “fonte dos desejos” e é repleto de moedas.

Cabeças de Medusa na Cisterna da Basílica em Istambul

Entrada da Cisterna da Basílica em Istambul

A Cisterna da Basílica é tão encantadora e misteriosa que já virou cenário de dois filmes, “Inferno” (2016) com Tom Hanks e o filme de James Bond, “Da Rússia, com Amor” (1963). A Cisterna da Basílica abre todos os dias das 9h às 17h30, a entrada é paga e é feita por uma casinha de pedra em uma praça em frente da Santa Sofia. Eles não aceitam cartão de débito ou de crédito, apenas a Lira Turca o dinheiro usado na Turquia. O lugar é bem frio, por isso uma boa dica é levar uma blusa leve.

Entrada da Cisterna da Basílica em Istambul

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço. 

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Europa 

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.

Ingressos das atrações de Istambul mais baratos 

Uma ótima dica para economizar com os passeios e atrações de Istambul, da Turquia e de toda a Europa, que são pagas, é comprar antes pela Internet, que é sempre mais barato e você economiza tempo fugindo daquelas filas gigantes nas bilheterias de cada atração. Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para todos os principais pontos turísticos e passeios das principais cidades europeias. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo sem pegar filas. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.
 
Top