Itália

Clima e tempo na Itália

Saiba como é o clima e tempo da Itália durante o ano. Diferente de outros países europeus, o clima na Itália varia bastante conforme a região. Por ter um terreno geográfico muito variado com praias de um lado e grandes alpes e montanhas do outro, você pode encontrar no mesmo período um clima frio nas montanhas e um clima quente nas praias perto do litoral e do Mar Mediterrâneo. Você pode viajar de Roma, com um clima bem quente e no mesmo dia chegar em Milão com um frio intenso. Por isso a Itália é um país que precisa de um planejamento especial. Vamos falar um pouco do clima na Itália de forma geral, mas é legal você pesquisar depois cidade por cidade para não ter surpresas na sua viagem. O clima em Roma não vai ser igual ao clima em Veneza, nem ao de Milão.

Ponte Vecchio e Rio Arno em Florença

Sobre o clima e tempo na Itália

Resumindo, a Itália tem um clima muito variado entre o mediterrâneo e o clima continental. O mar influencia bastante as temperaturas de verão à inverno. As cidades da Itália podem ter invernos bastante rigorosos e verões muito quentes, que estão cada vez mais intensos com o passar dos anos. Em relação à chuva, ela pode atingir seu valor máximo no verão, havendo várias tempestades, e por ser um país cortado por rios, os rios podem subir e causar um pequeno alagamento na cidade. Mas vale reforçar que independente da temperatura e do clima da Itália, é um país para bonito de se visitar em qualquer época do ano.

Gráfico mostrando temperatura mês a mês na Itália

Uma dica é que para conhecer bem a Itália e fazer uma viagem completa, é essencial alugar um carro. A Itália é cheia de cidades incríveis e com um carro você pode fazer a tão famosa viagem pela Toscana, conhecer as vinícolas, ir para várias cidadezinhas encantadores, ir até Milão que está lá em cima, explorar Florença, Pisa, Lucca, descer para a Costa Amalftina e fazer centenas de roteiros que só são possíveis com o carro. O aluguel de carro na Itália é bem mais barato que em outros lugares da Europa e vale muito a pena. Se quiser, veja nossa matéria que fala tudo sobre o aluguel de carro na Itália, com excelentes dicas para alugar um ótimo carro por um preço incrível, e usando comparadores de preços que garantem o melhor preço. Você vai aproveitar muito mais a sua viagem.

Pisa no inverno

Nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março, a Itália tem seus meses de inverno mais frios do ano, o a temperatura variando de 2°C a 14°C. É comum você ver geadas e nevoeiros, a neve também apesar que fique por poucas horas no chão. Os rios também congelam e dificultam o deslocamento dos barcos. Em Março, Abril, Maio, Setembro e Outubro, o clima da Itália se torna mais agradável, as temperaturas não passam de 28°C e tem miníma de 10°C, devido a estar perto do verão que é uma das épocas mais quentes do ano. É uma das melhores épocas do ano para se viajar para a Itália porque você sente um pouco de cada estação, inverno e verão. 

Primavera em Capri

E em Junho, Julho e Agosto, que é época de férias, é um dos meses mais quentes do ano na Itália. A temperatura máxima atinge a faixa dos 27°C e mínima de 16°C. Pra quem mora lá essa temperatura é bastante quente mas nós brasileiros tiramos de letra porque aqui no Brasil as cidades chegam a passar de 31°C boa parte do ano.

Praia em Sardenha

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Europa

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.

Ingressos das atrações e passeios da Itália mais baratos

Uma ótima dica para economizar com os passeios e atrações de Roma e de toda a Europa, que são pagas, é comprar antes pela Internet, que é sempre mais barato e você economiza tempo fugindo daquelas filas gigantes nas bilheterias de cada atração. Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para todos os principais pontos turísticos e passeios das principais cidades europeias. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo sem pegar filas. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *