Creta

O que fazer em Creta | Grécia

Confira aqui dicas sobre o que fazer em Creta, na Grécia. Localizada no Mar Mediterrâneo, essa é a maior ilha da Grécia, com 8336 quilômetros quadrados. Creta é o lugar onde as tradições e a cultura do mundo antigo se encontram com a natureza e a agitação do mundo contemporâneo. Nesta matéria será possível conferir uma lista com dicas diversas sobre o que você pode fazer enquanto estiver visitando Creta. Para planejar melhor sua viagem, também não deixe de conferir como funcionam o clima e o tempo em Creta.

Ilha de Creta na Grécia

Praia Elafonisi

Parte de uma reserva natural protegida, Elafonisi é uma pequena ilha na qual se chega a pé atravessando os corais sem perigo (é possível fazer esse caminho inclusive com crianças). Localizada a 82 km de Chania, essa praia encantadora tem uma areia que alterna o branco com o rosa e águas cristalinas e muito limpas. Vale a pena andar por essa ilhota e explorar a vegetação e as pequenas praias que existem nas suas extremidades. Elafonisi geralmente fica cheia na alta temporada e lá você vai encontrar poucos quiosques. É permitido acampar nesse lugar de tirar o fôlego.

Praia Elafonisi na ilha de Creta

Praia Vai

Essa bela praia, lar de 5 mil palmeiras (a maior reserva de palmeiras da Europa), está a 25 km de Sitia e a 93 km de Agios Nikolaos. De frente a essa floresta está Vai, uma beleza natural com quilômetros de areia fofa e mar azul. Aberta entre o nascer e o pôr-do-sol, a praia de clima tropical atrai muitos turistas, por isso fica cheia na alta temporada. Lá você vai encontrar bares, cadeiras e guarda-sóis. Tanto Vai, quanto Elafonisi estão na nossa lista das praias mais bonitas de Creta.
Praia Vai na ilha de Creta

Praia de Balos

Existem dois meio de se chegar a mais conhecida praia da ilha de Creta. A primeira é por uma estrada de terra que te deixará a 1,5 km da lagoa de Balos (o resto do percurso precisa ser feito a pé). E a segunda maneira é pegar um barco de turismo que sai de Kisamos. De frente para a praia, que tem um mar com várias tonalidades de azul e uma areia predominantemente branca, é possível ver a ilha rochosa de Gramvousa, onde no topo se encontra um castelo construído pelos venezianos em 1579, e que tem uma vista que é de tirar o fôlego. Ela foi considerada por nós uma das cinco praias mais bonitas da Grécia.

Praia de Balos na ilha de Creta

Cretaquarium

Lar de mais de 2 mil animais de 200 espécies diferentes do Mar Mediterrâneo, o aquário de Creta fica 9 km ao leste de Heraklion, capital da ilha. Esse é um passeio perfeito para aqueles que têm crianças, para os amantes de animais ou para quem quiser fazer algo mais tranquilo. De outubro a abril o aquário fica aberto das das 9:30 da manhã até às 5 da tarde e o ingresso custa 6 euros para adultos e crianças. Já de maio a setembro, ele abre 9:30 da manhã e fecha às 9 da noite e o ingresso custa 9 euros para adultos e 6 para crianças.

Cretaquarium na ilha de Creta

Fazer passeio pelas ruas de Rethymnon

Com heranças dos povos bizantino, romano, veneziano e grego, Rethymnon é uma cidade muito agradável e com a arquitetura predominante ainda do século 16. Vale a pena se deixar levar sem rumo pelas pequenas ruas e vielas da parte velha de Rethymnon. Pelo caminho você encontrará dezenas de boas opções de restaurantes e lojinhas nos quais pode parar.

Rethymnon na ilha de Creta

Fazer uma visita ao Monastério Arkadi

Esse monastério construído em 1597 no estilo renascentista fica localizado há 23 km de Rethymnon e tem uma história rica e trágica. Foi para lá que muitos cretenses/ venezianos fugiram quando os turcos otomanos invadiram a ilha em 1866. No entanto, 2 mil soldados turcos os encurralaram e foi nesse momento que eles decidiram não se entregar e botar fogo em si mesmos. No local encontram-se os restos de alguns dos mortos nessa ocasião e os bustos do homem que iniciou o incêndio e de uma pequena menina que conseguiu sobreviver ao ocorrido. Por conta dessa história, o monastério Arkadi se tornou um simbolo da resistência e da luta contra os turcos. Enquanto estiver lá, é muito importante lembrar de cobrir seus ombros por respeito às vítimas.

Monastério Arkadi na ilha de Creta

Palácio Knossos

Localizado 5 km ao sul de Heráklion, o Palácio Knossos é um dos lugares mais famosos de Creta. Esse palácio, onde se passa a história de Minotauro, foi construído pela primeira vez em 1900 A.C. Com o tempo, ele acabou sendo destruído e reconstruído algumas vezes, sendo a mais notória a reconstrução feita pelo britânico Evans, no início do século 20 (quando encontraram restos de uma civilização neolítica no local). Porém, seus métodos foram muito questionados por diversos historiadores e arqueólogos, por isso, tenha em mente que o que você verá, não é exatamente aquilo que existia no passado. As visitas vão das 8 da manhã até às 8 da noite de maio a outubro, e até às 5 da tarde de novembro a abril. Duas importantes dicas são reservar um bom tempo para visitar o local e tentar chegar cedo para evitar as multidões. O ingresso custa 6 euros para adultos, mas você tem a opção de pagar 10 e com ele poder entrar no Museu Arqueológico de Heráklion, já a entrada das crianças é franca.

Palácio Knossos na ilha de Creta

Museu Arqueológico de Heráklion

Reaberto em 2014, o Museu Arqueológico de Heráklion fica em um prédio de 1930, no centro da cidade, e é considerado o principal museu da ilha. As peças expostas são de diversos períodos da história de Creta e chegam a ter 5500 anos de diferença entre elas, por isso, para entender mais sobre a cultura desse lugar, a visita ao museu é indispensável. Aberto de abril a outubro das 8 às 8, e de novembro a março das 11 da manhã até às cinco da tarde, o ingresso custa 6 euros para adultos, mas como dito anteriormente, é possível usar o mesmo ingresso do Palácio Knossos que custa 10 euros.

Museu Arqueológico de Heráklion na ilha de Creta

Museu Histórico de Creta

Também localizado em Heráklion, o Museu Histórico de Creta aborda a vida na ilha desde o tempo dos Bizantinos até a era Moderna. O museu não é tão grande, mas tem diversas peças interessantes, como dois quadros do famoso pintor El Greco. O museu fica aberto de segunda a sábado nos meses de abril a outubro, das 9 da manhã até às 5 da tarde, já nos outros meses ele fecha às três e meia da tarde. O ingresso custa 5 euros e crianças abaixo de 12 anos não pagam.

Museu Histórico de Creta

Castelos Venezianos

Durante a época em que os venezianos dominaram Creta (entre os séculos 13 e 17), muitos castelos foram construídos ao redor da ilha. Alguns dos mais famosos são o Spinalonga, que fica em uma pequena ilha na costa de Creta, e o Fortezza, que é o maior castelo de Creta e está localizado na parte velha de Rethymnon. Nos dois casos é preciso pagar um pequeno valor para entrar e ambos ficam abertos no verão do período da manhã até as primeiras horas da noite.

Castelos Venezianos na ilha de Creta

Samaria Gorge

Esse é um dos passeios obrigatórios de se fazer enquanto estiver em Creta (e por isso o parque recebe aproximadamente 3000 visitantes por dia no verão). Com quase 16 km de extensão e paredes que em alguns pontos passam de 500 metros de altura, esse é o maior desfiladeiro da Europa. A beleza natural das montanhas, das cavernas, das rochas, da floresta e do rio são de tirar o fôlego. É muito importante levar bastante água, protetor solar e ir com roupas confortáveis, pois é provável que essa caminhada dure o dia inteiro. O Parque Nacional Samaria Gorge abre de maio a outubro das 6 da manhã até às 4 da tarde e custa 5 euros para entrar no local.

Samaria Gorge, Creta

Fazer compras em Creta

Creta é especializada em produzir diversas coisas diferentes. O melhor para se comprar por lá são o famoso azeite de oliva que é produzido na ilha; o mel, que também é importante para a economia loca; os produtos de beleza feitos com ingredientes naturais de Creta; as jóias, que são destaque por toda Grécia; as cerâmicas, que têm uma tradição de mais de 5 mil anos na ilha; e tudo que for feito de couro, pois são sempre de ótima qualidade. Você encontrará lojas com esses produtos espalhadas pela ilha inteira e sempre vale a pena pechinchar.

Estabelecimento comercial na ilha de Creta

Avli

O ambiente criado no Restaurante Avil é simplesmente espetacular, pois você come como se estivesse em um charmoso pátio florido veneziano. Ele faz parte do Hotel Avli, na cidade de Rethymnon. O restaurante é conhecido como um dos mais criativos quando se trata de culinária cretense, e o sabor dos vários pratos parecem te transportar para uma outra dimensão. Com preços que variam dos mais em conta até os mais caros, o Avli fica aberto para almoço e jantar.

Restaurante Avli na ilha de Creta

El Mondo Bar

Um dos mais antigos e melhores bares de Chania, o El Mondo fica próximo do porto da cidade. A decoração diferente cheia de fotografias, camisetas, bonés e dólares nas paredes e o DJ que toca todos os tipos de música deixam esse ambiente extremamente agradável. Aberto das nove da noite até às cinco da manhã, esse é um ótimo bar para fazer amizades com locais e turistas. Quando estiver por lá, aproveite e deixe sua marca no bar escrevendo um recado na parede. O El Mondo foi considerado por nós como um dos melhores bares de Creta.

El Mondo Bar na ilha de Creta

New York Beach Club

Funcionando há mais de 20 anos na cidade de Hersonissos, o New York é um dos bares/ clubes mais modernos e conhecidos do local. De frente para uma praia privada, durante o dia é possível aproveitar uma bebida e comer tranquilamente no terraço climatizado ou na areia, já de noite você pode beber e curtir em uma das melhores baladas da ilha até o amanhecer.

New York Beach Club na ilha de Creta

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Europa

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.

Veja outras matérias legais sobre a Grécia:

Tudo sobre o aluguel de carro na Grécia
Praias mais bonitas da Grécia
Melhores formas de levar seu dinheiro para Grécia
Clima e tempo na Grécia
Mais bonitas ilhas da Grécia
Praias da Ilha de Creta
Dicas de hotéis em Creta
Restaurantes em Creta

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *