Santorini

O que fazer em Santorini | Grécia

Confira aqui dicas sobre o que fazer em Santorini, na Grécia, e monte seu roteiro de viagem. Santorini é um dos destinos clássicos da Grécia. A ilha, que pertence ao arquipélago de Cíclades, no Mar Egeu, é repleta de casinhas brancas com detalhes em azul, praias bonitas e ainda conta com uma rica história. Nessa matéria vamos listar as melhores coisas para se fazer em Santorini misturando um pouco de tudo.

Ilha de Santorini na Grécia

Fazer o passeio pelas ruas de Fira

Fira é a capital de Santorini. Essa cidade construída nas encostas dos morros e suspensa 300 metros acima da caldeira, tem a arquitetura tradicional do arquipélago de Cíclades. Do porto Skala até o topo da cidade são 587 degraus que podem ser subidos a pé ou em uma mula. Vale a pena andar sem rumo pelas ruas, vielas e ladeiras de Fira e parar nos diversos bares, restaurantes, cafés e lojas locais.

Fira em Santorini

Passeio pelas ruas de Oia

Provavelmente a vila mais famosa e pitoresca de Santorini, Oia está cheia de casinhas brancas com portas, janelas e telhados azuis. Também localizada sobre a caldeira, mas do lado norte a 12 km de Fira, a cidade proporciona vistas maravilhosas para o pôr-do-sol. Na parte de baixo da encosta está a Baía Ammoúdy, e, pelas pequenas e charmosas ruas, é possível subir até o topo de Oia.

Oia em Santorini

Passeio pelas ruas de Pyrgos

Essa cidade construída ao redor de um antigo castelo no meio da ilha foi a primeira capital de Santorini, antes do ano de 1800. Por um longo período de tempo, Pyrgos ficou esquecida, mas desde 2004 vários restaurantes e hotéis começaram a atrair os turistas de volta. Assim como as outras cidades citadas anteriormente, a pequena Pyrgos também tem a arquitetura tradicional de Cíclades. Como esse é o ponto mais alto da ilha, há uma incrível vista para o Mar Egeu.

Pyrgos em Santorini

O que fazer em Red Beach

A Red Beach (praia vermelha) é a mais famosa da ilha de Santorini, afinal, o morro e a areia vermelha dão um toque único a esse lugar. Quando esses elementos são somados ao mar azul e cristalino, a paisagem é de tirar o fôlego. Localizada a 20 minutos de carro de Fira, essa pequena praia fica cheia na alta temporada e pode ser difícil achar um lugar para relaxar. A descida até a areia oferece uma vista maravilhosa do local, mas pode ser cansativa para algumas pessoas. Lá em baixo você encontrará cadeiras e guarda-sóis. A água é ótima para mergulhar com snorkel, pois o fundo oferece uma combinação muito bonita de cores.

Red Beach em Santorini

O que fazer na Praia Kamari

Kamari é uma das praias mais conhecidas de Santorini. Localizada a 10 km de Fira, ela atrai muitos turistas e é muito bem organizada, com diversos guarda-sóis, cadeiras, centros de esportes aquáticos, restaurantes e bares. Com um visual muito parecido com o de Perissa, afinal ela se encontra do outro lado do monte Mesa Vouno, o mar é um belo tom de azul e a areia é preta. Com uma atmosfera muito leve e divertida, Kamari atrai todos os públicos, principalmente as famílias. Tanto Kamari, quanto Red Beach estão na nossa lista das praias mais bonitas de Santorini.

Praia Kamari em Santorini

Caldeira

A caldeira de Santorini foi formada aproximadamente 3600 anos atrás após uma explosão vulcânica que destruiu o centro da ilha. Hoje a cratera do vulcão está preenchida pela água do mar, mas o local continua sendo um centro de atividade vulcânica. É possível fazer um passeio de barco de um dia pela caldeira. As agências de turismo te levam para tomar um banho nas fontes de água quente e para almoçar na pequena ilha de Thirassia.

Caldeira em Santorini

Fazer o passeio pelos vinhedos

Não perca a oportunidade de experimentar o famoso vinho (que é reconhecido internacionalmente) de Santorini. O plantio de uvas, uma tradição de mais de 400 anos na ilha, é feita de forma diferente. As plantas ficam no nível do chão para evitar os fortes ventos e, apesar da seca do verão, elas tiram água do orvalho que se forma durante a noite. Em uma excursão de 2 horas que passa por dois vinhedos, é possível experimentar até oito tipos de vinho diferentes.

Vinhedo em Santorini

Sítio Arqueológico de Akrotiri

Esse sítio arqueológico, que mostra as ruínas de uma cidade do século 16 antes de Cristo, só foi descoberto em 1960, pois estava escondido devido a uma erupção vulcânica que soterrou o local. Apesar disso, as ruínas estão muito bem conservadas e no local é possível ver casas ainda decoradas e diversas cerâmicas. O Sítio Arqueológico de Akrotiri fica aberto entre os meses de junho a outubro, de terça a domingo das 8 da manhã até às 8 da noite, sendo que o ingresso custa 5 euros por pessoa.

Sítio Arqueológico de Akrotiri em Santorini

Antiga Thira

As ruínas do local começaram a ser construídas no século 9 antes de Cristo pelos gregos. Porém, lá são encontrados não só restos de templos e estruturas helenísticas, como também vestígios de construções romanas e bizantinas. Antiga Thira separa as praias de Kamari e Perissa, e por isso de lá se tem incríveis vistas. O local fica aberto das 8 da manhã até às 3 da tarde de terça a domingo e o ingresso custa 4 euros.

Antiga Thira em Santorini

Museu Pré-Histórico de Thira

Apesar do nome, a exposição do museu é composta principalmente por peças de Akrotiri. Lá também estão objetos do século 17 antes de Cristo e folhas de oliveiras fossilizadas que existiam dentro da caldeira 60 mil anos atrás. O pequeno Museu Pré-Histórico de Thira fica na cidade de Fira e abre das 8 da manhã às 3 da tarde de terça a domingo, com o ingresso custando 3 euros.

Museu Pré-Histórico de Thira em Santorini

Kira Thira Jazz Bar

Aberto desde 1976, esse é o mais antigo e um dos mais famosos bares da cidade de Fira. Embalado pelos ritmos do jazz, da música latina, do blues e das apresentações ao vivo, o Kira tem uma excelente atmosfera. Uma antiga e curiosa tradição do bar é o fato de os locais usarem uma das portas para entrar e os turistas usarem a outra, pois o estabelecimento tem uma entrada de cada lado da rua. Esse agradável bar com decoração de instrumentos musicais fica aberto o ano inteiro a partir das 8 da noite. Esse foi considerado por nós como um dos melhores bares de Santorini.

Kira Thira Jazz Bar em Santorini

Fazer uma refeição no Metaxy Mas

Considerada uma das melhores, senão a melhor taverna de Santorini, o Metaxy Mas está localizado em Pyrgos e tem uma vista incrível para o aeroporto e a praia de Kamari no horizonte. Aberto da hora do almoço até as duas da manhã, o restaurante tem como cardápio uma fantástica comida grega tradicional. Nada melhor do que aproveitar uma excelente refeição com uma vista deslumbrante e um ambiente maravilhoso. O Metaxy foi considerado por nós como um dos melhores restaurantes de Santorini.

Metaxy Mas em Santorini

Uma dica é que em todas as ilhas gregas é essencial alugar um carro. Existem poucas opções de transportes e as praias, atrações, pontos turísticos e cenários mais bonitos são todos bem afastados e espalhados pelas ilhas, que são grandes. Para poder aproveitar ao máximo as ilhas, que são lindas de ponta a ponta, o carro é a melhor opção. O aluguel de carro nas ilhas gregas é bem mais barato que em outros lugares da Europa. Se quiser, veja nossa matéria que fala tudo sobre o aluguel de carro na Grécia, com excelentes dicas para alugar um ótimo carro por um preço incrível, e usando comparadores de preços que garantem o melhor preço. Você vai aproveitar muito mais a sua viagem.

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Europa

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.

Veja outras matérias legais de Santorini e da Grécia:

Tudo sobre o aluguel de carro na Grécia
Praias mais bonitas da Grécia
Melhores formas de levar seu dinheiro para Grécia
Clima e tempo na Grécia
Mais bonitas ilhas da Grécia
O que fazer em Santorini
O que fazer a noite em Santorini
Praias na Ilha de Santorini
Hotéis bons e baratos em Santorini
Restaurantes legais em Santorini

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *