Dublin

Estádio Croke Park | Irlanda

Conheça aqui mais sobre o Estádio Croke Park. Localizado na Jones’ Road, no distrito Dublin 3, o Croke Park é o maior estádio da Irlanda, com capacidade para 82300 pessoas. Ele é comandado pela GAA, a Associação Atlética Gaélica, que promove a cultura e o esporte gaélico. Nessa matéria vamos mostrar mais sobre a história e a visita que você pode fazer nesse importante ponto turístico de Dublin.

Vista do Estádio Croke Park

História do Estádio Croke Park

Em 1864, a área onde hoje está o Croke Park foi adquirida por Maurice Butterly, e desde então foi usada para a pratica de esportes, com destaque para o futebol gaélico e o hurling, os mais populares da Irlanda. Em dezembro de 1908, Frank Dinnem, membro da GAA, comprou o terreno por 3250 libras, e então ele foi renomeado para Croke Park, em homenagem ao arcebispo Thomas Croke, um dos primeiros patronos da GAA. Foi somente em 1913 que a Associação Atlética Gaélica conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar o local de Dinnem, que foi rebatizado de Croke Memorial Park. Nessa época, o estádio só tinha duas “arquibancadas”, a Hogam stand side e os gramados das colinas, sendo que um deles ficou conhecido como Hill 16, por conta da Rebelião da Páscoa de 1916. Em 1918, a GAA foi considerada perigosa pelo governo britânico e os jogos gaélicos foram proibidos, então, em um domingo de agosto, partidas foram organizadas por toda a Irlanda, mas os jogadores foram proibidos de entrar no Croke Park, e por isso eles resolvera, a partida de Camogie do lado de fora do estádio. Essa data ficou conhecida como “Domingo Gaélico”. Já em 1920, tropas britânicas e policiais invadiram as arquibancadas durante um jogo, e, por isso, 14 pessoas foram mortas. Esse outro evento ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.

Jogo no Estádio Croke Park

Para atender melhor a grande quantidade de espectadores, durante as décadas de 20, 30 e 50 mais áreas de arquibancada foram sendo construídas, sendo que o maior público registrado na história foi de 90556, em 1961. Já em 1991, foi feito um novo design para o estádio, no qual cabiam 80 mil pessoas, e, a partir dai, teve inicio uma grande reforma que foi dividida em 4 fases e que só foi terminada em 2005. A abertura das Olimpíadas Especiais de 2003 foram feitas no Croke Park, e, na plateia estavam personalidades importantes como Nelson Mandela, U2 e Muhammed Ali. Desde 2007, o estádio está liberado para receber partidas que não são organizadas pela GAA, então jogos de rugby e futebol começaram a ocorrer lá. Além disso, no local foram realizados vários shows do músicos importantes, como Coldplay, Beyoncé, Celine Dion, Bon Jovi, entre tantos outros. Algumas personalidades importantes também já visitaram o local, como foram os casos da rainha Elizabeth II e do presidente da China, Xi Jinping.

Área do Estádio Croke Park

Visita ao Estádio Croke Park

Além de ir ver um jogo no Croke Park, você também pode fazer o Etihad Skyline tour, no qual eles ensinam sobre a história de Dublin numa altura de 17 andares e com vista panorâmica para a cidade, visitar o Museu GAA, que conta sobre a história e o desenvolvimento dos jogos gaélicos, e onde você pode, inclusive, testar suas habilidades em alguns dos esportes, ou então fazer um passeio guiado pelo interior do estádio. Os horários e os ingresso para essas atrações variam entre si e de acordo com os meses e os dias do ano.

Estádio Croke Park na Irlanda

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Europa

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.

Veja outras matérias legais de Dublin:

Dicas e tudo para alugar um carro em Dublin economizando muito
Clima e tempo em Dublin
O que fazer em Dublin
Onde ficar em Dublin: Melhores regiões
Restaurantes em Dublin
Pontos turísticos em Dublin
O que fazer a noite em Dublin

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *