França, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Grécia, Suíça,

 


Dicas sobre o que fazer em Atenas


Confira aqui dicas sobre o que você pode fazer enquanto estiver visitando a cidade de Atenas, na Grécia. Não é a toa que Atenas é um dos lugares mais procurados pelos viajantes. Essa é uma cidade em que o passado se encontra com o presente e os dois combinam de forma harmônica. Nessa matéria daremos algumas dicas que abarcam tanto passeios por pontos antigos e clássicos, assim como as mais modernas atrações de Atenas.

O que fazer em Atenas, Grécia

Acrópole

A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa acrópole que existe, e por isso é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade de Atenas e do mundo. Construída por volta de 450 A.C, a Acrópole de Atenas viu o nascer e o cair do mundo grego antigo. Constituída pelas ruínas de diversos templos e monumentos da Grécia antiga, o sítio arqueológico possui quatro das mais importantes obras primas da arte grega clássica: o Parthenon de Atenas, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike. Aberta para visitação das 8 da manhã até às 8 da noite, de abril a setembro, e das 8 da manhã às 5 da tarde, de outubro a março, custa apenas 12 euros para entrar na Acrópole, sendo que estudantes pagam metade e jovens de até 18 anos tem entrada franca. Para mais informações, confira nossa matéria sobre a Acrópole.

Acrópole, Atenas

Museu da Acrópole


Em funcionamento desde 2009, esse novo e moderno museu fica aberto de abril a outubro das oito da manhã até às oito da noite, e de novembro a março ele abre às nove da manhã e fecha às cinco da tarde. Para entrar, os adultos precisam pagar somente 5 euros, já os estudantes e as pessoas maiores de 65 anos pagam 3. Nos diversos andares do museu você verá peças que vão desde utensílios que eram utilizados no dia-a-dia até as mais preciosas esculturas que foram encontradas na Acrópole e em Atenas. A maior parte desses objetos data desde o século 5 antes de Cristo, até o século 5 depois de Cristo.


Museu da Acrópole, Atenas

Estádio Panathinaiko

O Estádio Panathinaiko foi construído originalmente no século 4 antes de Cristo, mas desde então passou por diversas reformas, sendo a mais significante em 1895, quando Atenas se preparava para receber a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos. Além disso, o magnifico estádio com capacidade para 70 mil pessoas foi utilizado nas Olimpíadas de 2004. Hoje, esse espaço é usado principalmente para shows, eventos públicos e alguns eventos esportivos. Aberto de março a outubro das 8 da manhã às 7 da noite, e de novembro a fevereiro das 8 da manhã até às 5 da tarde, o ingresso custa somente 3 euros para os adultos e 1,50 para os idosos e estudantes.

Estádio Panathinaiko, Atenas

Monte Lykavittos

Localizado no boêmio bairro de Kolonaki, o Lykavittos é o lugar ideal para ver o pôr-do-sol em Atenas. Para chegar no topo desse monte de 270 metros, o ponto mais alto da cidade, você pode fazer a trilha e subir os degraus a pé, ou então pegar um táxi ou um funicular que te levarão até o topo. Lá de cima é possível ter uma vista panorâmica incrível da cidade e de algumas ilhas no Mar Egeu.

Monte Lykavittos, Atenas


Praia Schinias


45 km a nordeste do centro, essa praia, considerada a "Ipanema de Atenas", é dividida em duas partes. Uma delas é privada (é preciso pagar para entrar), mas oferece vários confortos como cadeiras, guarda-sóis e pessoas para te atender. As outras áreas são públicas e lá é preciso levar tudo que vai usar. A verdade é que as duas partes são boas e bonitas. Os ventos fortes são ideais para a pratica de alguns esportes aquáticos, como windsurfing. Considerada por nós com uma das cinco praias mais bonitas de Atenas (você pode conferir as outras quatro nessa matéria), Schinias é agitada e também sempre recebe o prêmio Blue Flag, dada para as praias mais limpas da Grécia.


Praia Schinias, Atenas

Mercado Monastiraki

Aberto desde 1910, o mercado de pulgas Monastiraki é um dos melhores e mais interessantes lugares para se fazer compras em Atenas. Lá é possível encontrar os mais diversos produtos, passando por livros, roupas, mobílias, souvenir, entre diversas outras coisas. Nas ruas ao redor também existem várias lojas de jóias e artesanato. O clima do local é excelente, e as antiguidades das lojinhas te fazem voltar ao passado.

Mercado Monastiraki, Atenas

Templo de Zeus Olímpico

Esse templo começou a ser construído no século 6 antes de Cristo, mas só foi finalizado pelo imperador romano Adriano, no ano 131 D. C. Das 104 gigantes colunas coríntias (que têm 17 metros de altura e 1,7 metros de diâmetro), restam somente 15 delas, mas são o suficiente para impressionar os visitantes. As outras colunas foram destruídas em uma tempestade no ano de 1852. O ingresso da Acrópole pode ser utilizado para entrar no complexo onde está o Templo de Zeus Olímpico.

Templo de Zeus Olímpico, Atenas

Antiga ágora

A ágora era o centro da vida política na Grécia Antiga. Esse era o lugar onde os cidadãos (no caso, os homens gregos) se reuniam para conversar sobre as questões politicas de Atenas. Construída originalmente no século 6 antes de Cristo, a ágora passou por várias modificações com o passar do tempo. Famosos personagens e filósofos gregos, como Sócrates e Platão, frequentaram esse local, que é considerado um dos berços da democracia. O ingresso para entrar na antiga ágora custa 18 euros.

Antiga ágora, Atenas

Teatro de Herodes

Localizado nos pés da colina da Acrópole, o Teatro de Herodes é uma construção do século 2 antes de Cristo feita pelos romanos, e que passou por algumas restaurações em 1950 e 1961. Hoje, esse magnifico e grandioso local, tem capacidade para mais de 4500 pessoas e recebe apresentações de teatro, música e dança durante o festival de Atenas.

Teatro de Herodes, Atenas

Museu Arqueológico Nacional

Considerado uma dos museus mais importantes do mundo, o Museu Arqueológico Nacional conta com um acervo de 20 mil peças que ficam distribuídas pelos 8 mil metros quadrados desse fantástico e belo prédio. Os itens da exposição vão desde o período neolítico até a Grécia antiga. Com tantas coisas para ver, é necessário reservar pelo menos meio dia para poder andar pelas grandes salas do museu. Aberto de abril a outubro das oito da manhã até às oito da noite (os horários são reduzidos de novembro a março), é preciso pagar 7 euros para entrar no local.

Museu Arqueológico Nacional, Atenas

Brettos Bar

O Brettos é um dos bares mais conhecidos de Atenas, e foi considerado por nós como um dos 4 melhores de Atenas. Com uma decoração única e cheia de cor, o que cria um agradável ambiente, ele funciona desde 1909. Seus donos fabricam eles próprios mais de 30 deliciosas bebidas de diversos sabores e as servem no bar. Localizado no famoso bairro de Plaka, o Brettos fica aberto todos os dias das 10 da manhã até às 2 da madrugada, então mesmo quem não gosta de ficar acordado até tarde pode aproveitar esse ótimo lugar.

Brettos Bar, Atenas

Funky Gourmet


Com uma segunda estrela Michelin recebida em 2014, o Funky Gourmet é uma opção deliciosa, diferente e cara, com os pratos começando em 70 euros. Os preços salgados se justificam pela fama e pelo cardápio refinado, com uma cozinha mediterrânea criativa e única. Essa é a escolha certa para os amantes de comida. Aberto das 19:30 até a uma da manhã de terça à sábado, o ambiente do lugar é moderno, muito bem decorado e acolhedor. O Funky está na nossa lista dos melhores restaurantes de Atenas, para conferir os outros, basta clicar aqui.


Restaurante Funky Gourmet, Atenas
.

Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa

Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço. 

Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Europa 

Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito. 

Veja outras matérias legais sobre a Grécia e Atenas:

 
Top